Como utilizar as redes sociais para alavancar as vendas?
No mundo atual, em que as pessoas estão sempre conectadas pelo celular, tablet e computador, as redes sociais assumiram um papel crucial nas relações pessoais e de trabalho.
De acordo com uma pesquisa da eMarketer, uma empresa de pesquisa de mercado que fornece estatísticas e tendências relacionadas ao marketing digital, em 2017, uma em cada três pessoas no mundo usaram alguma rede social. Ou seja, aproximadamente 2.48 bilhões de pessoas estão usando alguma mídia social.
Esse mesmo estudo ainda mostrou que, entre as redes sociais disponíveis, o Facebook ainda se mostra como a preferida dos usuários, já que aproximadamente 62% da população mundial está conectada a essa rede.
O Brasil está ainda entre os países que mais passam tempo lendo e gerando conteúdo no Facebook, segundo outro estudo realizado pelo Instituto de pesquisa ComScore.
Com todos esses dados, você já deve ter percebido a importância das redes sociais. Afinal, é nelas que você consegue encontrar pessoas, ou seja, clientes em potencial.
Sendo assim, é impossível ignorar o potencial das redes sociais para a divulgação e venda de produtos.
Mas, com tanta informação e usuários nesses canais de comunicação, é preciso fazer algo diferente para se destacar de seus concorrentes e chamar a atenção de clientes em potencial.
Por isso, neste post, vamos te ajudar com algumas dicas para você otimizar o uso das redes sociais e gerar mais vendas para seu negócio!
Breve panorama sobre as redes sociais
Antes de mostrarmos como você pode otimizar suas redes sociais para gerar mais vendas, é importante que você entenda um pouco mais sobre cada uma delas.
Provavelmente, você já conhece o uso básico dessas mídias, mas é preciso ter um panorama delas para que você consiga definir, depois, quais são as melhores para seu negócio.
É claro que é muito importante ter perfis nesses canais de comunicação. Porém, você já deve imaginar como é difícil manter todas as redes sociais funcionando bem e com conteúdos realmente atrativos.
Por isso, ao ler, a seguir, sobre cada uma dessas mídias, procure pensar em sua persona para que você entenda quais são os melhores canais para se comunicar com sua audiência. Assim, você conseguirá investir tempo e estratégias apenas nas redes sociais mais interessantes para seu negócio.
Facebook
Apesar de suas atualizações constantes e da limitação de entrega de conteúdo (apenas 1% a 2% de seus seguidores recebem suas postagens organicamente), o Facebook ainda é a rede social com mais usuários no mundo.
Por ser muito utilizado por várias pessoas, ele é uma ferramenta potente para fazer vendas online.
Com o Facebook, você consegue divulgar o lançamento de seus produtos, entregar conteúdo relevante para seus seguidores, abrir um canal para prestar suporte para os clientes e, até mesmo, fazer vendas.
Há diversas opções para potencializar a utilização dessa rede, e uma delas é o Facebook Ads, a ferramenta de anúncios dessa rede social.
Para utilizá-lo, é necessário que você crie uma Fanpage, assim, os anúncios que você criar serão integrados à linha do tempo das pessoas que te seguem.
Se você ainda não sabe como vender pelo Facebook, leia nosso post que dá dicas para anunciar e aumentar suas vendas nessa rede social.
Instagram
O Instagram é uma rede dinâmica e muito visual, o que permite que você interaja em tempo real com os usuários, já que eles visualizam seus produtos praticamente na hora que você posta uma imagem ou vídeo.
É claro que, assim como o Facebook, o algoritmo do Instagram também não possibilita que você entregue seu conteúdo para 100% de sua audiência, mas essa ainda é uma rede social muito importante para te ajudar a vender mais.
O Instagram também tem sua própria ferramenta de anúncios, o Instagram Ads, que é uma ótima opção para quem quer atingir uma audiência maior.
Twitter
O Twitter é uma rede social fundamental para quem quer interagir mais com o público de forma rápida e sucinta. Isso porque, nessa mídia, você precisa se comunicar com apenas 280 caracteres.
Além dos tweets, é possível também publicar fotos, vídeos e até mesmo links para páginas externas, o que permite que você divulgue outros canais de comunicação ou sua página de vendas, por exemplo.
Pinterest
Essa é uma rede social para compartilhar referências de imagens e, mesmo que não tenha a mesma força que as outras, o Pinterest tem uma comunidade de usuários muito engajados, o que faz com que ele seja fundamental para alguns nichos, como design, decoração e arquitetura.
Uma maneira de usar o Pinterest para atrair tráfego é criando seu próprio board. Nele, você pode compartilhar seus infográficos, imagens próprias e até mesmo tutoriais explicando como utilizar seus produtos.
Além disso, é possível inserir links em suas publicações nessa rede, o que permite que você direcione os usuários para outras páginas de seu negócio.
LinkedIn
Lançada em 2003, o LinkedIn é uma rede social diferente de todas as outras, já que seu foco é conectar profissionais e não, necessariamente, vender algum produto ou serviço.
Apesar disso, por ser um canal onde estão vários especialistas de áreas diferentes, o LinkedIn é um ótimo canal para divulgar sua marca e se fazer ser visto como uma autoridade em seu mercado.
Além disso, essa rede possibilita que você amplie seus contatos, ou seja, que você faça network com pessoas que são referência em diversos nichos. E você pode até mesmo investir em anúncios estratégicos para essa mídia.
YouTube
O YouTube é uma rede social de vídeos do Google que conta com mais de 1 bilhão de usuários cadastrados. Além disso, hoje, ele é considerado um dos buscadores mais importantes, já que muitos usuários utilizam o YouTube para pesquisar conteúdos diversos.
Diferente das outras redes sociais, o YouTube foca apenas em vídeos, um formato interessante e que atrai muita atenção das pessoas por ser fácil de consumir.
Com um canal no YouTube, é possível divulgar seus produtos e também tornar-se referência em seu nicho, já que você pode fazer vídeos que eduquem sua audiência e ajudem as pessoas a resolverem pequenos problemas diários relacionados a sua área de atuação.
Como aumentar suas vendas nas redes sociais
Agora que você já conheceu um pouco mais sobre cada rede social, é hora de entender o que você precisa fazer para aumentar suas vendas.
É claro que cada rede tem suas especificidades, porém, há algumas dicas que servem para todos esses canais, e é sobre eles que vamos falar.
Crie conteúdo relevante
Com tanta informação disponível online, você precisa diferenciar seu conteúdo para chamar a atenção de sua audiência.
Crie um conteúdo que seja relevante para seu consumidor no momento que ele precisa.
Se você é um Afiliado, por exemplo, faça reviews sobre os produtos que promove. Se você é um Produtor, invista em marketing de conteúdo para destacar os diferenciais de seu material.
O importante é oferecer informações exclusivas, de maneira consistente!
Isso vale também para a estética de sua página: utilize imagens de impacto, bem produzidas e que estejam relacionadas a seu produto.
Publicações com fotos e infográficos atraem mais a atenção das pessoas, além de facilitar a leitura, o que conta pontos para seu trabalho de SEO.
(Aproveite para ler também o nosso post sobre calendário editorial. Lá você vai ver dicas sobre a frequência ideal de divulgação.)
Utilize ferramentas de gestão de mídias sociais
Para uma estratégia de divulgação bem sucedida, é necessário que você tenha um perfil nas principais redes sociais para compartilhar os links de venda do produto que está promovendo.
Como Produtor, ter uma Fanpage é fundamental. Se você está no começo, sugerimos optar pelas mais tradicionais, como YouTube e Facebook.
No caso do YouTube, você pode fazer tutoriais curtos, instigando seu público a adquirir seu produto e, assim, ter acesso à vantagens exclusivas.
Você também vai precisar investir em uma ferramenta de gestão de mídias sociais para acompanhar todos os canais em que está presente e manter contato com seu público. Hootsuite, Scup e SocialOomph, são bastante utilizadas para essa finalidade.
Essas ferramentas te ajudarão a monitorar as menções a sua marca, responder dúvidas de usuários e até mesmo agendar suas publicações.
Automatizar esse processo vai te poupar tempo e evitar que, na correria, você se esqueça de atualizar alguma de suas páginas.
Utilize os grupos e comunidades
Os grupos e comunidades nas redes sociais reúnem pessoas com interesses em comum. Dessa forma, esses canais são excelentes para divulgar seus produtos digitais para uma audiência segmentada.
Procure os grupos relacionados ao produto que você vende. Participe dos fóruns e tente responder o máximo de dúvidas possível sobre sua oferta.
Evite postar o link de vendas repetidamente em postagens que não estejam relacionadas a seu produto, ou sem a contextualização adequada. Esse tipo de prática chama a atenção negativamente e pode fazer com que você seja banido do grupo.
O ideal é estabelecer uma conversa com seu lead, avaliar quais os problemas e dores que ele enfrenta, para só depois apresentar a solução que, no caso, é sua oferta.
Incorpore o social commerce
O social commerce é um conceito que surgiu quando as redes sociais passaram a ser utilizadas para o comércio eletrônico de produtos e serviços.
Basicamente, trata-se da integração do e-commerce às mídias sociais, como uma loja dentro do Facebook (f-commerce) ou do Twitter (t-commerce), por exemplo.
Essa associação permite vender diretamente para o consumidor, sem necessidade de intermediários.
Para extrair o máximo desse modelo, você pode incorporar o social commerce em sua página de vendas, incluindo alguns plugins em seu site como botões de Like, de recomendação e de avaliações.
E aí, preparado? Seguindo estas dicas, você certamente irá alavancar suas vendas utilizando as redes sociais.
E para te ajudar ainda mais, preparamos um post que mostra quais são os melhores formatos e tamanhos de imagens para cada rede social. Não deixe de conferir!
* Este texto foi postado originalmente em janeiro de 2014 e atualizado, em colaboração com Bárbara Santos, para oferecer informações mais precisas e completas.
Fonte Blog Hotmart